Localizado a 6,7 milhões de quilômetros de distância, o asteroide chamado 2006QV89 tem a chance de atingir a Terra a partir de 9 de setembro e está na Lista de Risco da Agência Espacial Europeia (ESA). Embora a ideia possa soar assustadora, não há motivo para pânico: a possibilidade de um impacto acontecer é de uma para 7299 — possibilidade muito inferior à de uma em 100, quando a humanidade realmente teria de tomar medidas para prevenir um desastre.
Para ter uma ideia, o meteoro que teria aniquilado os dinossauros tinha em média entre 11 a 81 quilômetros de diâmetro. Já o corpo rochoso do 2006QV89 tem apenas 40 metros de diâmetro, tamanho considerado relativamente pequeno pelos cientistas.
A listagem elaborada pela ESA inclui apenas aqueles corpos que têm alguma chance de atingir a Terra. Por precaução, as agências espaciais estão monitorando o céu a todo o tempo e catalogando os Objetos Próximos à Terra (do inglês, Near-Earth-Objects, NEO).
A FEMA (Agência Federal de Gestão de Emergências), junto com outras instituições, fizeram inclusive uma simulação para descobrir estratégias para lidar com o possível impacto de um asteroide. Pelo menos por enquanto, não há motivo para pânico!
Fonte: revistagalileu
Postar um comentário